terça-feira, julho 28

Unhas - cuidados


Devemos ter todo o cuidado para manter-mos nosssas unhas saudáveis.Unhas doentes podem indicar problemas graves, como infecções por fungos e bactérias.

A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.

Para evitar o problema devemos:
* evitar andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
* observar a pele e o pêlo de nossos animais de estimação (cães e gatos) e qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
* evite mexer com a terra sem usar luvas.
* use somente o seu material de manicure.
* evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
* evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.

Uma das formas também de mantê-las saudáveis é adotar uma alimentação rica em proteínas, com opções como carne, leite e queijo. As vitaminas também são importantes, principalmente a A (presente em espinafre, couve e sardinha) e a E (encontradas em peixes, nozes e castanhas).

Para evitar o encravamento, não corte a beirada das unhas. Antes de aplicar esmalte, pingue óleo secante para proteger. Depois, massageie e lave em água corrente. Para tirar a pintura, removedores específicos com substâncias hidratantes são mais recomendados do que a acetona.

Não empreste seu material de manicure para outras pessoas. Para higienizar, basta lavar com água e sabão ou passar álcool. E não se esqueça que a cutícula é uma proteção natural do corpo. Então, caso prefira retirá-la, cuidado com o exagero.

Consultorias: Meire Brasil Parada, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Karen Azevedo, dermatologista do espaço comercial Downtown, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu, use-o!