sábado, janeiro 30

Prescrição de Emagrecedores


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por regular os medicamentos no Brasil, está alertando os profissionais de saúde do país sobre o uso da sibutramina, uma das substâncias para emagrecer mais usadas no Brasil e que foi proibida na Europa.

O medicamento tem venda controlada no Brasil, com retenção de receita. A Anvisa recomenda a contraindicação para pacientes com os seguintes perfis:

- Que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;

- Que apresentem diabetes mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Isso se deve aos resultados de um estudo com mais de 10 mil pessoas. A pesquisa, chamada Scout, mostrou que as chances de eventos cardiovasculares aumentam 16% com a utilização da sibutramina.

O alerta brasileiro segue a posição norte-americana sobre a utilização do medicamento. Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) também ampliou sua contraindicação, estendendo-a igualmente a pessoas com histórico de problemas cardiovasculares (entre eles, a hipertensão).

A agência, por meio da Cateme (Câmara Técnica de Medicamentos), vai investigar os níveis de segurança do medicamento em pacientes com outros perfis. A partir dessa avaliação, poderá tomar outras medidas em relação à substância no Brasil.

Fonte: FOLHA ON LINE

sexta-feira, janeiro 29

Proteja o caranguejo-uçá na Paraíba


Inicia neste domingo (31) a segunda fase do primeiro período do defeso do caranguejo-uçá na Paraíba

A recente Instrução Normativa Interministerial nº1 do Ministério da Pesca e Aquicultura e Ministério do Meio Ambiente proíbe a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo-uçá (espécie
Ucides cordatus), no Estado da Paraíba nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2010, durante os dias de "andada", que para proteger o período de reprodução destes animais, este ano foram divididos em três períodos:

I - 1º Período: 16 a 21 de janeiro; e 31 de janeiro a 5 de fevereiro;

II- 2º Período: 15 a 20 de fevereiro; e 1º a 6 de março; e

III - 3º Período: 16 a 21 de março; e 31 de março a 5 de abril.

Vacina contra gripe A (H1n1)


O governo vai vacinar, a partir do dia 8 de março, 62 milhões de pessoas em todo o Brasil contra a gripe A(H1N1). Somando os que receberão uma dose contra a gripe comum, o número chegará a 81 milhões de pessoas, o maior contingente de brasileiros a serem vacinados contra uma epidemia no País. A estratégia de prevenção à segunda onda da gripe A(H1N1), que matou pelo menos 1.075 brasileiros no ano passado e acometeu outros 39.679, é evitar que a pandemia cause mais óbitos e doentes. O governo ainda vai manter um estoque de 13 milhões de vacinas.

Suor


O tempo pouco importa: chova ou faça sol, frio ou calor, quem sofre de hiperidrose tem sempre a sensação de estar banhado de suor. A sensação é constante, incontrolável e traz enormes constrangimentos — como o receio de andar de mãos dadas ou de tirar os sapatos e as tentativas, quase sempre malsucedidas, de esconder as marcas de suor nas roupas. O mal acomete de 0,7% a 1,5% da população mundial, entre homens e mulheres em todas as fases da vida, e pode ser controlado com cirurgia ou com aplicações de toxina botulínica.