sábado, janeiro 30

Prescrição de Emagrecedores


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por regular os medicamentos no Brasil, está alertando os profissionais de saúde do país sobre o uso da sibutramina, uma das substâncias para emagrecer mais usadas no Brasil e que foi proibida na Europa.

O medicamento tem venda controlada no Brasil, com retenção de receita. A Anvisa recomenda a contraindicação para pacientes com os seguintes perfis:

- Que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;

- Que apresentem diabetes mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Isso se deve aos resultados de um estudo com mais de 10 mil pessoas. A pesquisa, chamada Scout, mostrou que as chances de eventos cardiovasculares aumentam 16% com a utilização da sibutramina.

O alerta brasileiro segue a posição norte-americana sobre a utilização do medicamento. Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) também ampliou sua contraindicação, estendendo-a igualmente a pessoas com histórico de problemas cardiovasculares (entre eles, a hipertensão).

A agência, por meio da Cateme (Câmara Técnica de Medicamentos), vai investigar os níveis de segurança do medicamento em pacientes com outros perfis. A partir dessa avaliação, poderá tomar outras medidas em relação à substância no Brasil.

Fonte: FOLHA ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu, use-o!