terça-feira, maio 5

Cuidado com o refrigerante

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa
(FLÁVIA MANTOVANI da Folha de São Paulo)


Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.
O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.
O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.
O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.


2 comentários:

  1. DIFICIL TUDO E CANCERIGENO, MAS A VERDADE ESTA EM QUEM TEM QUE TER VAI TER E PRONTO,TUDO MATA ESTAR PARADO NA ESQUINA UMA BALA PERDIDA, SER ATROPELADO NA CALÇADA, EM FIM O QUE FAZ TER CANCER SÃO OS MALTRATOS DA VIDA ISSO SIM E VERDADEIRO, VEJA AGORA O CASO DA GLORIA PEREZ, VEJA O CASO DO FILHO DA CANTORA LEITE, TEM QUE SER SERÁ E PONTO FINAL, E TEM MAIS NÃO VEJO CURA SÓ QUANDO DEUS QUER E OS ORIXAS, O MESMO TIPO DE CANCER O MESMO REMEDIO UM FICA BOM O OUTRO MORRE, DIZ OS MEDICOS O CORPO E DIFERENTE NOVIDADE NÃO PRECISA SER MEDICO PARA SABER DISSO, BOM FICO POR AQUI MAS COM CERTEZA NÃO TEM REMEDIO QUE CURE SE DEUS E OS ORIXAS NÃO QUISEREM. SAUDAÇÕES CONTINUEM TENTANDO QUE UM DIA QUEM SABE A DESCOBERTA SERA EFICIENTE.

    ResponderExcluir
  2. A MODA AGORA E CANCER , TEM UM NODULO,TEM UM MACHUCADO, TEM QUALQUER COISA QUE OS MEDICOS NÃO SABEM , RESULTADO CANCER.
    FUMAR DA CANCER,REFRIGERANTE DA CANCER,BEBER DA CANCER, EM FIM TUDO DA CANCER, MAS O QUE GERA ESTA DOENÇA SÃO ABORRECIMENTOS, PREOCUPAÇÃO, STRESS ETC. ESTA DOENÇA ESTA EM TODOS INDEPENDENTE DE FUMAR, BEBER , TOMAR REFRIGERANTE, SUCOS, ETC O QUE FAZ AFLORAR SÃO ESTAS COISA QUE CITEI ACIMA, PASSA ANOS E ANOS E NADA SE DESCOBRE FAZ QUIMIO UNS DEUS E OS ORIXAS QUEREM SALVAM-SE OUTROS MORREM E DEUS E TÃO PERFEITO QUE SE ESTES REMEDIOS SALVASSEM RICOS NÃO MORRERIAM SO OS POBRES POIS RICO QUANDO TEM ESTA DOENÇA TODOS FICAM EM SUA VOLTA E O POBRE NA MISERIA LOGO DEUS E OS ORIXAS FALARAM, ENTÃO NÃO TEM QUE DECIDE SOMOS NOS. PARO POR AI MAIS TENHO MUITAS COISAS A DIZER POIS TIVE UMA PESSOA PROXIMA QUE TEVE ESTA DOENÇA E MORREU, SABE PORQUE DEUS QUIS E PONTO FINAL, DEIXA PELO MENOS AS PESSOAS VIVEREM FELIZES FAZENDO O QUE QUEREM VAMOS PARAR COM ESTAS COISAS DE PROIBIÇÃO NÃO MORRE DE CANCER MORRE DE BALA PERDIDA, DOR NA BARRIGA,ATROPELAMENTO DEIXEM AS PESSOAS VIVEREM E CURETIREM O QUANTO PODEM.

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu, use-o!